segunda-feira, 16 de março de 2020

Se você quiser...


Diz você que o mundo é um amontoado de males infinitos.

Entretanto, se você quiser construir o bem na própria alma, respirará, desde agora, na faixa do mundo melhor que surgirá em si mesmo.

Diz você que a casa onde reside é uma forja de sofrimento pela incompreensão dos familiares que lhe ignoram os ideais.

Contudo, se você quiser servir com paciência e bondade, ajudando a cada um sem reclamar retribuição, embora pouco a pouco, passarão todos eles a conhecer-lhe os princípios, através de seus atos, convertendo-se-lhe o lar em ninho de bênçãos.

Diz você que a ingratidão mora em seu campo de trabalho, transfigurando-o em lugar de suplício.

Todavia, se você quiser consagrar-se ao próprio dever, com humildade e tolerância, observará que o seu exemplo granjeará o respeito e o carinho dos outros, transformando-se-lhe a tarefa em manancial de alegria.

Diz você haver perdido a fé, ante aqueles que ensinam a virtude sem praticá-la.

No entanto, se você quiser, cumprirá com tanto devotamento as próprias obrigações, que a fé lhe brilhará no coração, por fonte de júbilo intransferível. 

Diz você que não dispõe de recursos para ajudar ao companheiro em luta maior.

Contudo, se você quiser repousar menos alguns minutos, em seus lazeres de cada dia, poderá converter algumas horas, cada semana, em auxílio ou consolação para os semelhantes, conquistando a simpatia e o concurso de muita gente.

Lembre-se de que a vida e o tempo são concessões de Deus diretamente a você e, acima de qualquer angústia ou provação, a vida e o tempo responderão a você com a bênção da luz ou com a experiência da sombra, como você quiser.


Francisco Cândido Xavier pelo espírito André Luiz do livro O Espírito da Verdade, editora FEB.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem é eterno...

Pensemos sempre no bem. Para transformar nosso jeito de ser em algo positivo, precisamos mudar a maneira de observar a vida. Procure ver em ...